terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Um novo estudo publicado na revista “Comportamento” em parceria com nós do "Portal de Notícias" sugere que as formigas são mais inteligentes do que muitas crianças de até a quinta série. Os testes mostram que os insetos têm propensão para a matemática e até podem realizar operações aritméticas simples.
Na figura, formigas fazem "escada" para alcançar a folha.
Para o estudos, os cientistas Zhanna Reznikova e Boris Ryabko pesquisaram em uma grande variedade de espécies, sua capacidade de contar e realizar tarefas matemáticas básicas. Os pesquisadores afirmam que espécies de formigas conseguem comunicar informações sobre números para membros da colônia e também realizar operações aritméticas simples.
Reznikova, da Univesidade Estadual de Novosibirsk, Rússia, e Ryabko, do Universidade Estadual de Telecomunicações e Ciência da Computação da Sibéria têm estudado as habilidades matemática da formiga já há algum tempo.
Para algumas de suas experiências anteriores sobre as formigas, os pesquisadores montaram várias estruturas em forma de labirinto e esconderam comida em lugares específicos.
Os experimentos foram feitos com o objetivo de impossibilitar a comunicação entre as formigas, não abrindo margem para elas deixarem uma trilha de cheiro para trás. “A fim de alertar outras formigas sobre a localização do alimento, os insetos provavelmente enviam mensagens informando seus companheiros não sobre o lugar exato da comida, mas sobre a distância ou o número de passos e assim por diante”, escrevem os cientistas.


“Mesmo que seja assim”, acrescentam, “isso mostra que formigas são capazes de utilizar valores quantitativos e passar informações sobre eles”. Outra pesquisa mostra que tanto formigas quanto abelhas executam tarefas de “abstração e extrapolação”, além de outras habilidades matemática, afirmam os investigadores.
As formigas, conseguem realizar operações aritméticas simples com números pequenos. “Acreditamos que aplicar ideias de teoria da informação e usar sistemas de comunicação natural dos animais altamente sociais pode abrir novos horizontes no estudo da cognição numérica”, defendem.

Formiga bebendo uma gota de água em uma folha.


A gota não se desfaz devido à tensão superficial da água, que é causada por suas ligações entre o hidrogênio e um elemento muito eletronegativo, no caso o oxigênio, dando esse efeito. Grande flagra registrado por uma de nossas câmeras profissionais.

0 comentários:

Postar um comentário